Google Glass: Opiniões e Tendências

O Google Glass entra no mercado como uma ruptura, uma vez que oferece uma combinação tecnológica diferente de tudo o que já foi lançado, com destaque para a experiência e interatividade por meio da realidade aumentada. A tecnologia de experiência é um assunto cada vez mais discutido atualmente devido às exigências e as transformações da nossa sociedade. As pessoas querem cada vez mais poder interagir e entreter-se com a indústria de entretenimento e têm demandado novas e melhores tecnologias.

É interessante observar a proposta inerente a inovação tecnológica desse produto, que se dá principalmente pelas retiradas das barreiras entre tecnologia e a vida social. A principal proposta do óculos é o do seu uso contínuo durante todo o dia.  Isso é exemplificado de forma bastante consistente no vídeo, que publicamos no post anterior. Particularmente não achamos que o produto será usado dessa forma, sendo o uso em situações específicas algo, aparentemente, muito mais coerente.

O produto abre, nesse sentido, novas oportunidades de modelo de negócio nos mais diferentes segmentos, à medida que tal inovação fará com que diversos setores da economia precisem adaptar-se às mudanças trazidas pela Google, paralelamente à criação de um mercado completamente novo. Os setores de games, aplicações profissionais, turismo, varejo, publicidade e entre outros serão aqueles que terão maior necessidade de mudança, uma vez que a sociedade irá demandar tais serviços para obter uma experiência de realidade aumentada. Tais setores têm maior aplicação quando pensamos em realidade aumentada e, portanto, precisam se adaptar a esse novo modelo de negócio no qual será preciso desenvolver uma tecnologia que consiga integrar não só seus produtos e serviços como também diversas empresas e setores. Um exemplo disso pode ser visto no vídeo abaixo, no qual, ao andar pela cidade, o homem vê um anúncio de um show e já demanda o ingresso. Tal interatividade com o ambiente faz com que a empresa publicitária integre-se com aquela que é responsável por vender ingressos do show e a empresa de eventos responsável por esse show. Assim, pode-se perceber que a integração da tecnologia e a disponibilidade das informações precisam ser cada vez melhores para que as empresas consigam manter-se competitivas.

Algumas situações podem ser extremamente proveitosas ou benéficas para profissionais que atuam nos campos da medicina, estratégia militar, vida executiva, de engenheiros, de biólogos, e ainda, no cotidiano dos estudantes. Pensando na medicina, uma cirurgia poderia ser beneficiada, uma vez que o médico poderia ter acesso todas as reações do paciente, paralelamente a câmera em uma incisão.

As mudanças são muitas e, de certa forma, terão grande impacto na indústria como um todo. Na nossa opinião, o circulo de criatividade e inovação associados a esse  produto serão bastante promissores para as indústrias que souberem adaptar-se a esse novo referencial.

No entanto, a massificação desse produto implica em algumas questões que demandam maior discussão. Analisando a privacidade perdida com a introdução do google glass, pode-se inferir que muitas pessoas passam a se comportam de maneira distinta quando são confrontadas com uma câmera ou microfone, fazendo com que mudem sua forma de agir. Além disso, a empresa Google passará a ter um acesso significativamente amplo a vida das pessoas, uma vez que terá acesso a tudo que estiver associado ao óculos, o que pode, novamente, influenciar o comportamento das pessoas.

Outro ponto importante a ser discutido sobre o produto está no conforto que ele proporciona e na sua estética. O fato das pessoas terem que usar um objeto fisico no rosto pode ser desconfortável, podendo ser um fator decisivo pra não aceitação do produto. Com relação a estética, a empresa vem tomando algumas medidas, como por exemplo a inclusão desse produto nos desfiles de estilistas internacionalmente reconhecidos.  Também, pensando-se em Brasil e outros paises em desenvolvimento com taxas significativas de criminalidade o perigo de se portar um objeto de valor no rosto pode ser um fator limitante à adoção dessa inovação tecnológica.

Considerando que o produto obtenha sucesso, e seja adotado de forma significativa, observamos que de forma semelhante a inovações anteriores como o Ipad, os óculos do Google mudarão a forma como interagimos com a sociedade através da tecnologia, sendo, na nossa opnião um importante divisor de águas dessa década.

Ligia Gutierrez e Sander Iwase

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s